terça-feira, 11 de março de 2014

19-Recordações de Angola 1971-1973 (por CCS-BCav3845)

Lembrar os que caíram... Memória dos nossos mortos em combate
(da Companhia 3361), em Santa Margarida (Abrantes) - RC4



Capa e primeiras páginas do "nosso" Jornal 'Os Cavaleiros'



+++++

 
Esta "estória" acabou? Está nas vossas mãos (e nos vossos álbuns)! Já somos cinco os "fazedores" desta "estória", mas, estará sempre incompleta sem as vossas memórias...

 
 O que dizer deste tempo da minha vida?

Este não foi um tempo fácil, principalmente no início. Viver isolado (não havia ninguém por perto, nem brancos, nem pretos), sujeito a temperaturas com diferenciais enormes entre o dia e a noite, em tendas de lona oito longos meses, não estando propriamente a passar férias, mas com missões de alguma perigosidade. Felizmente, a minha Companhia não teve mortos, mas registaram-se vários mortos, por acidente e em combate, nas nossas Companhias Operacionais.
Mas este tempo foi muito mais que isolamento ou perigosidade; calor ou frio; precárias e frágeis, ou razoáveis e até com algum conforto, condições de vida. Foi muito mais que isso.
Essencialmente foi um tempo único de amizade, solidariedade e companheirismo: em todos os momentos estávamos nas mãos uns dos outros, dependentes de todos e de cada um, do mais graduado ao mais simples companheiro, melhor dito, irmão.
Foi um tempo que me construiu como pessoa. De um "menino" que praticamente nunca tinha saído de casa, cresci, me fiz irmão e companheiro. Foi uma experiência solidária que me fez muito do que sou hoje.
A todos que partilharam mais de perto comigo as suas vidas, quero dizer-vos obrigado. Este "trabalho" que ajudo a disponibilizar, atesta e recorda a saudade de todos vós, meus inesquecíveis irmãos de um tempo duro, mas muitíssimo bom.

Até sempre, AMIGOS,
              José Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.